Entenda por que 4 de outubro é o Dia Mundial dos Animais e o Dia Nacional de Adotar um Animal

O blog Bendito Cão, como não poderia deixar de ser, destaca a comemoração do Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro, e também o Dia Nacional de Adotar um Animal

Nesta quarta-feira, 4 de outubro, é comemorado o Dia Mundial dos Animais. Nessa mesma data também é celebrado o dia de São Francisco de Assis. E isso não é uma coincidência, já que o santo é conhecido por ser o protetor dos animais. Como amantes de cachorros e das demais espécies, nós, da Bendito Cão, vamos contar, de reforma resumida, a história de São Francisco de Assis e como o Dia Mundial dos Animais passou a ser celebrado.

Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Por ser filho de um comerciante rico, teve uma juventude confortável. Entretanto, resolveu se converter, largando o luxo de sua família. Passou a trabalhar com um grupo de discípulos, conhecidos como franciscanos, sendo todos devotos da pobreza evangélica.

Baixe agora o novo e-book “8 Maneiras de Ajudar Cães Abandonados”

Por ter uma relação muito especial com os animais, Francisco de Assis fez o ‘Cântico das Criaturas’, onde louvava a Deus por todas as criaturas, o sol, a lua e as estrelas. Ele morreu em 1226 e foi canonizado dois anos depois. Por seu amor pelos animais, foi proclamado como santo patrono dos ecologistas e protetor dos animais.

4 de outubro, por ser o dia de São Francisco de Assis, também foi estipulado como o Dia Mundial dos Animais. Essa celebração passou a acontecer em 1931, durante uma convenção de ecologistas em Florença, na Itália. Como o próprio nome já indica, o Dia Mundial do Animal é comemorado em vários países. Nessa data, há diversas campanhas em prol da preservação de todas as espécies.

No Brasil, a data de 4 de outubro é mais especial ainda, já que também é comemorado o Dia Nacional de Adotar um Animal. No nosso país, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de cães e gatos vivem nas ruas. Nós, da Bendito Cão, acreditamos que todo cachorro é bendito e merece um lar, com amor, carinho, saúde e respeito. Em razão disso, Vivi Machado, criadora do movimento Bendito Cão, escreveu o e-book “8 Maneiras de Ajudar Cães Abandonados”. Você pode fazer o bem para um desses patudos de várias formas e, com isso, vai sentir a satisfação de ter ajudado um ser tão único como um cãozinho.

Nesse 4 de outubro, a Bendito Cão gostaria de parabenizar todos os animais do planeta, não apenas os nossos tão amados cachorros. Também parabenizamos tutores, donos, protetores, ecologistas, veterinários e apaixonados por animais em geral. O trabalho de todas essas pessoas é fundamental para que as próximas gerações encontrem um planeta com mais verde, mais animais e mais amor.

 

 

Comente com Facebook