Infecção urinária em cães: Confira sintomas, como evitar e o tratamento correto

A infecção urinária em cães é uma doença muito comum. Veja informações importantes para proteger o seu patudo dessa patologia

A infecção urinária em cães é uma doença que vem crescendo ultimamente. Esse problema pode aparecer nos seguintes órgãos do animal: rins, bexiga, ureteres e uretra. Essa patologia, na maioria das vezes, é causada pela entrada de microrganismos, geralmente bactérias, pela uretra. Os microrganismos costumam se alojar na própria uretra ou na bexiga, mas podem subir pelo trato urinário, o que pode complicar a saúde do animal.

O pet pode contrair infecção urinária em cães de diversas maneiras. Cachorros podem ser infectados por conta de exposição a ambientes sujos, locais onde as bactérias se multiplicam facilmente. Ao cruzar, o patudo também pode ser infectado. Animais com problemas de alimentação também estão mais sujeitos a essa patologia.

Baixe agora o novo e-book “8 Maneiras de Ajudar Cães Abandonados”

Por terem que se agacharem para urinar, as fêmeas têm mais risco de contrair a doença do que os machos, já que o seu órgão reprodutor fica mais exposto. Porém, os tutores que possuem macho não podem ignorar os principais sintomas e como evitar a infecção urinária em cães.

A forma mais eficaz de evitar qualquer tipo de infecção é fortalecer o sistema imunológico do cachorro. Para isso, é fundamental oferecer ao animal uma alimentação balanceada, hidratação e prática de exercícios físicos. Além disso, é importante manter o ambiente onde o pet mora limpo e levá-lo para passear em locais sem sujeira. Não se esqueça também de evitar que o seu patudo tenha contato com animais desconhecidos.

Mesmo com esses cuidados, o tutor precisa ficar atento a sinais comuns que a infecção urinária em cães apresenta. Os principais sintomas da doença são os seguintes: maior frequência da urina, porém, em menor quantidade; esforço e dor ao urinar; urina turva e com cheiro ruim; sangue na urina; febre; falta de apetite; cansaço; irritação ao redor dos órgãos genitais externos e, no caso das fêmeas, corrimento vaginal.

Para tratar a infecção urinária em cães, o melhor método é a administração de antibióticos. Porém, essa doença também pode ser causada por fungos ou parasitas. Se for esse o caso, você deve oferecer ao animal fungicidas ou antiparasitários específicos. Assim, é fundamental fazer visitas frequentes ao veterinário. Se observar algum dos sintomas citados neste post, procure um profissional especializado antes de começar o tratamento.

 

 

Comente com Facebook